Família denuncia Hospital Municipal de Pedreira por negligência após morte de bebê de 9 dias
18/07/2025
(Foto: Reprodução) Família denuncia hospital de Pedreira por negligência após morte de bebê
A família acusa o Hospital Municipal de Pedreira (SP) de negligência médica após bebê de nove dias morrer horas depois de ser liberada da unidade sem receber atendimento. Maitê faleceu na tarde desta quarta-feira (16). O caso foi registrado como morte suspeita no Distrito Policial de Pedreira.
A Fundação Beneficente de Pedreira (Funbepe), que administra a unidade, nega a negligência e afirma que os pais passaram pela triagem na madrugada da quarta, mas "deixaram o Hospital por espontânea vontade" antes de serem chamados para o atendimento.
"Eu não sei explicar a dor que eu estou por dentro. Meu coração está quebrado. Eu perdi minha única menina", desabafa a mãe da bebê, Mayara Cristina da Silva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a criança foi levada ao hospital várias vezes desde que nasceu, pois estava com "cólica" há três dias. Segundo a declaração da família, os profissionais da saúde da unidade afirmavam que não era necessário atendimento e a liberaram.
"Mandaram eu fazer massagem da direita para a esquerda e fazer 'bicicletinha', e para procurar um pediatra no mesmo dia de manhã. Que não era pra passar no clínico, porque ele ia falar que era uma cólica", afirma Mayara.
Os pais retornaram com Maitê ao hospital na madrugada desta quarta-feira e afirmam que foram liberados novamente. O médico de plantão teria recomendado que eles levassem a menina até um posto de saúde pela manhã.
Pela manhã, os pais notaram que a boca da criança estava com uma coloração roxa e a levaram na PSF Marajoara. Os profissionais de saúde da unidade disseram que poderia ser um engasgo e acionaram uma ambulância.
A criança estava sendo encaminhada para o Hospital Municipal de Pedreira mas morreu no transporte. No atestado de óbito, consta infecção bacteriana como causa da morte.
Família denuncia Hospital Municipal de Pedreira por negligência após morte de bebê de 9 dias.
Acervo Pessoal
O que diz o Hospital?
Segundo a Funbepe, os pais deram entrada no hospital com a bebê às 00h13, da madrugada desta quarta-feira (16). A mãe teria sido orientada por uma enfermeira a aguardar ser chamada para o atendimento médico.
A fundação afirma que a família foi chamada para ser atendida à 1h06, mas a equipe constatou que os pais haviam deixado o hospital por "espontânea vontade".
O Hospital encaminhou a ficha de atendimento, documentos e imagens do circuito interno se câmeras à Delegacia da Polícia de Pedreira para a elucidação dos fatos.
Hospital Municipal Funbepe em Pedreira (SP).
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas